sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Marte também sofre os efeitos das mudanças climáticas

As misteriosas dunas de areia em torno da calota polar ártica marciana estão mudando com o passar das estações, à medida que o dióxido de carbono se transforma, desencadeando avalanches que alteram a paisagem, revelou um estudo publicado na quarta-feira (3).
Estas mudanças inesperadas em evidência graças a imagens capturadas pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) da Nasa, que orbita o planeta vermelho e que está coletando dados há 5 anos, diz o trabalho publicado na revista científica americana "Science".
No transcurso de um ano marciano, que com seus 680 dias quase dobra o ano terrestre, podem ocorrer mudanças notórias, afirmam os especialistas.
Uma das principais causas destas mudanças é o dióxido de carbono congelado ou gelo seco, que cobre a área no inverno e muda para uma forma gasosa na chegada da primavera.
"Este fluxo de gás desestabiliza as areias das dunas de Marte e desencadeia avalanches que produzem novas colinas e vales nas dunas marcianas", conforme a especialista do Instituto de Ciências Planetárias de Arizona (EUA).
A calota polar ártica de Marte tem mil km de largura e possui camadas de gelo e poeira de até 3km de profundidade.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário