sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gatos e humanos têm relações mais complexas do que se pensava

Uma pesquisa realizada na cidade de Viena entre 2005 e 2006 e recém divulgada, observou o tipo de relacionamento mantido entre homens e gatos e descobriram que pode estar mais próximo da relação inter-humana do que se pensava. Segundo o estudo publicado na revista especializada Behavioural Processes, a ligação entre gatos e seus donos depende diretamente da personalidade, sexo e idade de ambos, dos sentimentos pontuais e do tempo de convivência entre os dois - características verificadas nos relacionamentos entre humanos.
Eles descobriram que esta relação é baseada em um verdadeiro jogo de interesses -, são relações complexas -, em que há contribuições emocionais de ambos os lados. Por exemplo, se um dono faz carinho no seu gato quando este pede, depois terá "créditos" com o bicho, quase como se um devesse a retribuição do afago ao outro. E o gato irá recompensá-lo mais tarde.
Também foi constatado que o humor e a personalidade dos donos afetam a forma como o gato reage. Com estranhos, os bichos reagem de formas diferentes.
No entanto, eles constataram que os mesmos tipos de comportamento não são observados em gatos que são criados livres, que passam mais tempo longe dos donos e que o humor momentâneo do dono, não são levados em consideração pelo bicho.
Ainda assim, eles estão seguros de que a relação entre dono e gato envolve certos tipos de interação que fazem um, de fato, entender o que o outro está sentindo, como antes só tinha sido verificado entre humanos.
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário