quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Discovery é lançada com sucesso para última missão

O ônibus espacial Discovery foi lançado nesta quinta-feira com sucesso, a partir do Centro Espacial Kennedy, em abo Canaveral, Flórida (EUA), para sua última missão espacial após quase 27 anos do primeiro voo, em 1984.
Em sua última missão, chamada de STS-133, a nave tem a função de levar seis tripulantes e um robô humanoide, o "Robonault"- para a troca de importantes peças na Estação Espacial Internacional (ISS).
Quando concluir este voo histórico, o Discovery será o primeiro ônibus espacial a ser aposentado do programa espacial americano.
O Discovery levou 4 anos para ser construído, colecionou recordes ao longo dos anos, como o maior número de voos no espaço - 39 missões -, já contabilizada a de hoje.
Os outros dois ônibus espaciais da frota americana, Atlantis e Endeavour, farão seu último voo também ainda neste ano. A viagem de aposentadoria do Endeavour está prevista para 19 de abril. Além disso, a Nasa decidiu realizar uma viagem extra do Atlantis (que já tinha sido retirado) programada para 28 de junho.
Este programa chega ao fim devido seu alto custo de operação e para liberar fundos para o desenvolvimento de foguetes que possam voar além da distância da órbita da estação.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário