quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Descoberta antiga igreja de Jerusalém com provável tumba do profeta Zacarias

A perseguição a uma quadrilha de ladrões de objetos antigos levou à descoberta de uma antiga igreja nas proximidades de Jerusalém que talvez seja o local onde foi enterrado o profeta bíblico Zacarias, anunciaram nesta quarta-feira as autoridades israelenses.
A igreja fica no topo de uma colina, foi destruída por um terremoto há cerca de 1500 anos e estava parcialmente enterrada até os detetives da Autoridade para Antiguidades de Israel - quando perseguiam a quadrilha - perceberem um umbral bastante trabalhado despontando da terra.
Depois de semanas de escavações, os arqueólogos desenterraram o que sobrou da igreja. Do tamanho de uma quadra de basquete, ela ainda continha os pilares de mármore que desabaram e um piso de mosaico de 10m de comprimento praticamente intacto.
Debaixo do altar, há uma câmara de sepultamento que, segundo a Autoridade para Antiguidades, pode ter sido a tumba do profeta Zacarias, conhecido do livro de mesmo nome na Bíblia, escrito por volta de 520 a.C.
A hipótese é baseada em fontes cristãs e em um antigo diagrama conhecido como o Mapa de Mandaba, que ainda não foi comprovada e continua em estudos, disseram.
Assim como muitas estruturas da antiguidade, ela foi construída a partir de fundações ainda mais antigas datadas do Império Romano e do período do segundo Templo Judaico. Ela inclui um complexo subterrâneo de cavernas e túneis usados pelos rebeldes judeus que lutaram contra os romanos na revolta de Bar Kokhba, de 132 d.C.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário