terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Voluntários de voo simulado a Marte não vão procurar extraterrestres

Os voluntários da simulação de voo a Marte não vão procurar extraterrestres em suas três missões previstas ao simulador da superfície do planeta vermelho, declarou o diretor do projeto "Marte-500", Borís Morúkov, em uma entrevista divulgada pela agência de notícias Interfax.
"Buscaremos sinais de vida? Não sei", disse ele para explicar em que consistirão as caminhadas, que irão durar cerca de 2 horas.
Na primeira saída, dois participantes do experimento deverão remover do módulo de descida, que tem 1.200 m³, todos os equipamentos necessários, fazer os preparativos adequados e ativá-los.
Durante a segunda caminhada espacial, a tripulação vai explorar a superfície marciana e extrair amostras do solo, que serão trazidas para a Terra.
Essa experiência, que começou em 3 de junho de 2010, servirá para estudar a compatibilidade psicológica e a tolerância dos integrantes da tripulação em um voo interplanetário.
Eles vão compartilhar, por um ano e 5 meses, os 550 m³ que abrigam os quatro módulos cilíndricos do simulador.
Os cosmonautas vão ficar isolados do mundo exatamente o tempo que leva o voo de ida e volta para Marte - 490 dias -, mais outros 30 dias de permanência no planeta vizinho.
A Agência Espacial Europeia (ESA) e a russa Roscosmos lançaram em 2004 esse ambicioso projeto, que mais tarde se juntou à China e a colaboradores como EUA e Espanha. Em julho do ano passado, foi concluído um voo simulado de 105 dias ao planeta vermelho.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário