sábado, 8 de janeiro de 2011

Tumba do faraó Tutancâmon deverá ser fechada ao público

Algumas das tumbas faraônicas de Luxor - Egito - fecham as portas aos turistas para evitar a deteriorização. O túmulo de Tutancâmon, descoberto em 1922, no vale dos Reis e conhecida por ser o único a ser achado intacto, será uma das primeiras a interromper a visitação.
A decisão tem como pano de fundo projeto de construir réplicas das principais atrações do Egito e desviar para elas os visitantes enquanto os originais seriam fechados para garantir sua preservação para a posteridade.
A tumba de Tutancâmon tem atraído milhões de pessoas. O pequeno sepulcro não foi desenhado para receber os tesouros dignos do enterro de um faraó e só foi usado devido à morte prematura do governante egípcio. Da mesma forma, a tumba não estava preparada para receber as hordas de turistas que se seguiram nos tempos modernos, tendo sofrido vários danos, especialmente nas pinturas da Câmara funerária.
Tutancâmon foi o faraó que assumiu o trono quando tinha cerca de 12 anos e morreu ainda adolescente. Também serão fechados os túmulos de Seti I, pai de  Ramsés II, que reinou entre 1314 e 1304 a.C., e da rainha Nefertari, esposa de Ramsés II, no vizinho vale das Rainhas.
Atualmente, as múmias dos outros faraós do chamado Império Novo do Egito estão em exibição no Museu do Cairo.
Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário