quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Torre Eiffel tem modelagem digital para garantir longevidade

Deixada durante mais de um século aos cuidados exclusivos de operários e pintores, a Torre Eiffel, monumento emblemático de Paris, dispõe agora de um diagnóstico sobre sua conservação feito por modelagem digital, o que permitirá ao monumento enfrentar com tranquilidade os próximos 2 ou 3 séculos.
Quando, em 1889, foi construída por Gustave Eiffel por ocasião da Exposição Universal de Paris, a torre estava prevista para ser desmontada após 20 anos.
A questão é como suas 18.000 partes resistiriam ao tempo, às adaptações e aos milhões  de visitantes que recebe por ano.
Embora tenha resistido bem às interpéries, foi necessário criar um modelo virtual digital e praticamente resolver uma equação com mais de 1 milhão de incógnitas para se certificar de seu bom estado de conservação!!!
Em 2008, a Sociedade de Exploração da Torre Eiffel encomendou um modelo digital da torre de 324 m, do mesmo tipo feito para outras construções tão espetaculares  como o viaduto de Millau (França com 2.460m de comprimento por 343 de altura), as torres gêmeas Petronas da Malásia (426m de altura) e a torre Burj Khalifa, de Dubai (828m).
O problema é que o comportamento dos materiais modernos usados nestas obras são bem conhecidos, mas este não é o caso da Torre Eiffel. Engenheiros do Centro Técnico de Indústrias Mecânicas precisaram estudar os originais de Gustave Eiffel, conhecer seus elementos e todo tipo de teste mecânico e químico para produzir o modelo digital e produzir os valores corretos em seus cálculos.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário