sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sessão Climática extra da ONU é marcada em Bangcoc


Negociações climáticas de quase 200 países farão sessão extra em abril em Bangcoc para tentar desbloquear os trabalhos sobre um pacto sucessor ao Protocolo de Kyoto, visando desacelerar o aquecimento global.
Os negociadores dizem que 2011 provavelmente marcará uma redução no número total de reuniões da ONU sobre o clima, depois de uma série de encontros desde 2007 não ter resultado na assinatura de um tratado.
O encontro em Bangcoc reunirá negociadores governamentais de alto escalão. No México, no mês passado, ministros acordaram passos que incluem um pacto para a criação de um fundo para canalizar ajuda a países em desenvolvimento, além da meta de limitar qualquer alta na temperatura para menos de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.
Os representantes dizem que os encontros de 2011 procurarão completar os detalhes de muitos desses planos, entre eles cortes nos gases estufa que visam ajudar a evitar mais enchentes, ondas de calor, estiagem e alta nos níveis do mar previstos pelo painel de especialistas climáticos da ONU.
A maior questão não resolvida é encontrar um sucessor do Protocolo de Kyoto, que obriga quase 40 desenvolvidos a reduzir suas emissões de gases estufa em pelo menos 5,2 % abaixo dos níveis de 1990 até 2020 - durante o período de 2008 a 2012.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário