sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Projeto tenta recuperar "Jardim do Éden" iraquiano

A região considerada como o "Jardim do Éden" está em processo de recuperação!
Desde a queda do ex-líder iraquiano Saddam Hussein, um grupo de especialistas vem trabalhando para restaurar uma região do Iraque que foi, no passado, o maior ecossistema úmido da Eurásia.
Os Sapais da Mesopotâmia, plenos de água e vida natural, são tidos por muitos cristãos como o berço da humanidade, o verdadeiro "Jardim do Éden".
Na década de 1990, para punir tribos árabes nativas da região pantanosa - que haviam se revoltado contra seu governo após a primeira Guerra do Golfo - e outros opositores que se refugiavam no local, Saddam Hussein drenou os rios que abasteciam a área.
O ex-líder construiu uma rede de canais para desviar a água dos rios Eufrates e Tigre, direcionando-os para o mar.
Cercada de terras áridas, esta rara paisagem de pântanos e lagos que cobria 15 mil quilômetros quadrados no sul do país passou a ocupar 10% do seu território original, com consequências devastadoras para a vida selvagem e os povos que ali viviam.
Após fugir do governo de Saddam, o iraquiano Azzam Alwash, viveu vários anos nos EUA e, após a ocupação do Iraque em 2003, ele voltou ao país para trabalhar no pântano, fundando a - ONG Nature Iraq -, dedicada a proteger e restaurar o patrimônio natural iraquiano. Oito anos após o início do projeto, grandes porções dos pântanos já foram restaurados.
No entanto, o ritmo da restauração caiu bastante, por causa da escassez de água na região. Os Sapais voltaram a sofrer com a disputa pelo abastecimento de água.
As poucas tribos árabes que retornaram aos Sapais correm o risco de ter que partir de novo, já que os pântanos não conseguem suprir suas necessidades de subsistência.
Azzam e a ONG Nature Iraq estão tomando medidas para tentar reverter o quadro. Entre elas, a construção de uma grande barreira no rio Eufrates para tentar elevar artificialmente o nível do rio.
Se der certo, a obra pode reidratar uma grande porção central do pantanal. Será uma medida temporária enquanto a obra, que deverá fechar um dos canais de drenagem construídos por Saddam, está em andamento.
Com a restauração, certamente as tribos árabes voltarão a viver no local. 
Fonte: Site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário