sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os 200 anos de Franz Liszt

A Hungria irá celebrar ao longo deste ano o 200º aniversário de Franz Liszt ( "Liszt Ferenc", em húngaro), um dos compositores europeus mais importantes do século 19, que, apesar de suas raízes germânicas, sempre se sentiu húngaro.
O lema do ano comemorativo é justamente "Je suis Hongrois" ("Eu sou Húngaro", em francês), palavras que o músico pronunciou quando lhe perguntaram em Paris sobre suas origens.
Liszt (1811-1886) foi considerado um dos pioneiros da "música programática", que busca evocar ideias e imagens extra-musicais, representando musicalmente estados de ânimo.
Sua obra chegará este ano, em interpretações de vários artistas húngaros e internacionais, às principais capitais europeias.
Com estes concertos, a Hungria também quer celebrar sua presidência rotativa da União Europeia (UE), que iniciou no primeiro dia do ano.
O Ano Liszt será inaugurado oficialmente em 22 de janeiro, no "Dia da Cultura Húngara", com um concerto da Filarmônica Nacional da Hungria, em colaboração com o renomado pianista húngaro Zoltán Kocsis.
Na Hungria, serão celebrados diversos festivais, como o de Miskolc, onde será interpretada a ópera "Don Sanche", a única de sua autoria.
O Governo Húngaro decidiu a partir deste ano renomear o aeroporto internacional de Budapeste para "Liszt Ferenc".
O maior destaque da programação será o "Dia Mundial de Liszt", em 22 de outubro, quando salas de concertos de todo o mundo o homenagearão, com a apresentação da obra "Christus-Oratorio".
Fonte: Folha.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário