domingo, 23 de janeiro de 2011

O planeta próximo dos 7 bilhões de habitantes

No final da noite de sexta-feira, o placar apontava 6.895.016.513 - é o número de pessoas que vivem na Terra. Prestes a atingir 7 bilhões (entre este ano e 2012), a cifra chama a atenção para a super- população mundial.
A estimativa acima é do Censo americano, segundo a equação: cinco pessoas nascem por segundo, enquanto outras duas morrem. O planeta tem 432 mil novos habitantes a cada 24 horas.
Para demógrafos que tentam precisar a identidade do bebê número 7 bilhões, seria um garoto indiano nascido no Estado de Uttar Pradesh em 31 de outubro. São o gênero, nacionalidade e data mais prováveis, considerando que a Índia tem a maior natalidade mundial, 27 milhões de bebês por ano.
Mas quantas pessoas, afinal, podem viver na Terra? Sequer o especialista em população Joel Cohen, sabe. "Descobri que esta pergunta é irrespondível no nosso nível de conhecimento atual", disse.
A resposta depende do uso que fazemos dos recursos naturais. Há comida suficiente no mundo para nos alimentar até 2050, revelou um estudo recente de órgãos franceses. No mesmo estudo, uma conclusão - e alerta contra a desigualdade.
Segundo as estatísticas:
* Cinco pessoas nascem e duas morrem a cada segundo no mundo.
* Em 2008, pela primeira vez na história, o número de pessoas que vivem em cidades ultrapassou o das que vivem em áreas rurais.
* Uma fila indiana formada por 7 bilhões de pessoas se estenderia por 1,75 milhão de quilômetros ou mais de 43 voltas ao redor da Terra pelo Equador.
* Em torno de 27% da população mundial tem menos de 15 anos.
* Água utilizada diariamente no mundo: 12 trilhões de litros.
* Comida produzida diariamente no mundo: 15 milhões de toneladas.
* Número de pessoas que já viveram na Terra: 100 a 115 bilhões
* Média da expectativa de vida da população mundial em 2010: 69 anos - no Brasil: 73,2 anos
Fonte: J.Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário