terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nasa detecta feixes de antimatéria produzidos acima de tempestades na Terra

Os feixes de antimatéria detectados, são produzidos acima de tempestades na Terra, um fenômeno nunca visto antes.
Os cientistas usaram o Telescópio Fermi de Raios Gama para detectar os feixes. Para eles , as partículas de antimatéria foram formadas em flashes de raios gama terrestre (TGF), uma curta explosão produzidas dentro das tempestades de raios e trovões e associadas aos relâmpagos. Estimam que cerca de 500 TGFs acontecem diariamente em todo o mundo, mas a maioria não é detectada.
Estes sinais são a primeira evidência de que tempestades produzem feixes de antimatéria - disse um membro do Monitor de Explosões de Raios Gama do Telescópio Fermi da Universidade do Alabama. Ele apresentou a descoberta nesta segunda-feira, durante o encontro da Sociedade de Astronomia, em Seattle.
Em órbita há menos de três anos, a missão Fermi tem fornecido ferramentas para investigar o universo. A nave estava localizada logo acima das tempestades na maioria do TGFs que observava, mas em quatro casos as tempestades aconteceram longe de Fermi.
O que ainda intriga os pesquizadores é o que há de especial nessas tempestades e o papel exato dos relâmpagos neste processo.
Embora o grupo tenha sido projetado para observar eventos de alta energia no universo, ele também está fornecendo informações valiosas sobre esse estranho fenômeno na Terra.
"Esses sinais são a primeira evidência direta de que as tempestades produzem feixes de antimatéria", concluiram.
Fonte: Estadão.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário