quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Humanos saíram da África rumo à Arábia antes do que se pensava...

Humanos saíram da África rumo à Arábia antes do que se pensava, segundo pesquisa publicada na "Science", nesta quinta-feira.
Tais pesquisas constatam a possibilidade de os humanos terem chegado à península entre 100 e 124 mil anos atrás e que o tenham feito diretamente da África. Portanto, a migração ocorreu 65 mil anos antes do que se pensava.
A determinação das épocas em que os humanos anatomicamente modernos se dispersaram daquele continente é uma das questões fundamentais nos estudos da evolução humana. O consenso entre os cientistas até agora era de que os humanos teriam migrado rapidamente pela costa africana sobre o Oceano Índico e seguido em direção à costa do Mar Mediterrâneo há cerca de 60 mil anos.
Os cientistas descobriram artefatos de ferramentas humanas num sítio arqueológico, que mostra uma tecnologia similar à usada pelos humanos primitivos da África Oriental. Através de uma técnica de datação por luminescência  esses artefatos antigos têm entre 100 e 125 mil anos.
Também foram analisados os registros do nível do mar e as mudanças climáticas da região durante o primeiro período interglacial ocorrido há cerca de 130 mil anos.
Desta forma, determinaram que o Estreito de Bab-el-Mandeb, que separa a Península de Arábia do Chifre da África, se estreitou porque os níveis do mar eram mais baixos. Eles acreditam que isso pode ter permitido a passagem segura antes do início do último período interglacial. Nessa época a Península Arábica era muito úmida que na atualidade, tinha uma maior coberta vegetal e uma rede de rios e lagos.
Simon Armitage, da Universidade de  Londres, disse que "esses humanos evoluíram da África há cerca de 200 mil anos e depois povoaram o resto do mundo".
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário