segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Além da meta de dois graus

Nos círculos internacionais de políticas climáticas há um consenso sobre a meta de limitar o aquecimento global de dois graus acima dos níveis pré-industriais. Ainda assim, a meta é considerada quase impossível de ser atingida.
Para o pesquisador Oliver Gedenis -, se os países abandonarem esse alvo, precisarão tomar uma decisão estratégica fundamental em relação à estrutura e aos níveis de exigência de um novo objetivo climático. A abordagem científica da tradução da temperatura global em orçamentos nacionais de emissões precisos é politicamente inviável. Em vez disso, países com uma forte agenda de política climática devem defender fórmulas dinâmicas para fixação de metas.
O alvo dos dois graus é o ponto primário de referência para o debate atual. Um aumento correspondente na temperatura média global é normalmente visto como o limite além do qual os efeitos das mudanças climáticas começam a ficar perigosos. Mas, ao contrário da crença generalizada, o último relatório de avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) não ligou para a meta de dois graus, o que, desde o final dos anos 90, tem surgido como um símbolo e um ponto de orientação para uma ambiciosa, porém realista, agenda climática global.
A União Europeia foi a primeira força a impulsionar o alvo dos dois graus internacionalmente. Os ministros do ambiente europeus têm defendido a meta desde 1996. À frente da Conferência de Copenhagen, a União Europeia conseguiu fazer com que todos os parceiros relevantes no âmbito das negociações - incluindo a China, Índia, Rússia e Estados Unidos - se comprometessem com a meta.
Dado que a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) emitida até agora vai aumentar as temperaturas em 1,5°C em comparação com a época pré-industrial, decisões políticas maiores são necessárias para garantir o cumprimento da meta de dois graus. A ciência climática pressupõe que o pico das emissões globais deve ocorrer dentro dos próximos anos. Atualmente, entretanto, há poucos indícios de que uma reversão de tendências será mesmo visível num futuro próximo.
O pesquisador Oliver Gedenis, faz parte  do maior centro de estudos alemão de política de segurança e relações exteriores e adverte que: ao rejeitar a possibilidade de manter essa meta, e num futuro bem próximo defender um alvo mais suave de 2,5° ou 3° -, não será mais suficiente...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário