terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Voyager" chega perto da fronteira do Sistema Solar

A sonda espacial Voyager 1, lançada há 33 anos, está perto da fronteira do Sistema Solar. A 17,4 bilhões de km de casa, a sonda é o objeto feito pelo homem mais distante da Terra.
As partículas, emanadas pelo Sol, não estão mais se dirigindo para fora e sim se movimentando lateralmente:
Isso significa que a Voyager deve estar muito perto de dar o salto para o espaço interestelar - o espaço entre as estrelas.
Os cientistas do projeto Voyager, elogiaram a sonda e as incríveis descobertas que ela continua enviando à Terra. "Quando ela foi lançada, a era espacial tinha apenas 20 anos de idade, então não era possível prever que uma sonda espacial pudesse durar tanto tempo. Não tínhamos ideia do que teríamos que viajar para sair do Sistema Solar. Sabemos agora que em aproximadamente 5 anos devemos estar fora do Sistema Solar pela primeira vez".
A Voyager foi lançada no dia 5 de setembro de 1977, enquanto sua sonda gêmea, a Voyager 2, foi enviada ao espaço pouco antes, em 20 de agosto de 1977.
O objetivo inicial da Nasa era inspecionar os planetas Júpter, Saturno, Urano e Netuno, uma tarefa concluída em 1989. As sondas gêmeas foram então enviadas em direção da Via Láctea. Hoje elas se encontram - a Voyager 1 a 15,5 bilhões de km do Sol e a Voyager 2 a 12,5 bilhões de kilômetros.
Abastecidas por suas fontes radioativas de energia, os instrumentos das sondas continuam funcionando bem e enviando informações à Terra, apesar de que a vasta distância envolvida significa que uma mensagem de rádio precisa viajar cerca de 16 horas.
As duas sondas já se tornaram os objetos feitos pelo homem que mais se distanciaram da Terra. Estão hoje a uma distância três vezes maior do que o ex-planeta Plutão. Entre outros, as duas sondas já avaliaram a heliosfera externa do Sol e sua fronteira com o espaço interestelar e continuam em frente...São uma verdadeira lenda viva da exploração espacial!!!
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário