sábado, 11 de dezembro de 2010

Pegadas lunares

Para tirar as dúvidas: Quantos homens já pisaram na Lua?
Até hoje, apenas doze astronautas colocaram seus pés na superfície lunar. O primeiro a realizar tal feito foi o americano Neil Amstrong, em 1969.
No entanto, as explorações lunares começaram formalmente 10 anos antes, em 1959, quando sondas lançadas pela espaçonave soviética Soviet Luna voaram ao redor da Lua, se chocando contra o solo. Na mesma época, missões americanas fotografaram a superfície do planeta, preparando terreno para explorações com astronautas.
Em 20 de julho de 69, Amstrong, a bordo da Apollo 11, aterrisou na Lua. Sua caminhada foi transmitida ao vivo para as televisões do mundo inteiro. "As missões foram muito mais de cunho político do que científico, mostrar aos soviéticos - que haviam lançado o primeiro homem ao espaço - que os EUA poderiam fazer algo muito maior, ou seja, pisar na Lua", afirma o físico Lázaro Padilha Jr, da Universidade da Flórida Central.
Durante os nove anos do programa Apollo (1963-1972), a Nasa - Agência Espacial Americana - , enviou ao espaço 22 missões - 6 delas com astronautas. Em 1994, mandou à Lua uma nave mais eficiente, a Clementine, que realizou um mapeamento de sua topografia e composição.
Uma espécie de satélite, com 23 ferramentas de pesquisa (como radar e raioX), está sendo desenvolvido para sobrevoar a superfície lunar por um ano e medir seu campo gravitacional. A Agência também não descarta a possibilidade de montar uma base científica; lá em cima!!!
Fonte: Aventuras na História

Nenhum comentário:

Postar um comentário