segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nova ação ecoinovadora do Google

O Google lançou uma tecnologia online gratuita que possibilita a cientistas e pesquisadores a análise de imagens da Terra feitas nos últimos 26 anos pelo satélite Landsat. Com elas será possível avaliar as mudanças ambientais ocorridas neste período, como monitorar e quantificar o desmatamento e mapear tendências no uso das terras e de recursos naturais.
O Google Earth Engine foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-16) em Cancún, no México, no início do mês. Em homenagem ao local do evento, a empresa lançou um mapa feito com a ferramenta - o mais completo sobre a situação das florestas e da disponibilidade de água no México. Segundo o Google, reunir a quantidade de dados processados para fazer esse mapa levaria três anos com um único computador, mas levou apenas um dia com o Google Earth Engine.
O Google Earth Engine tem mil computadores que processam 53 mil imagens capturadas pelo Landsat de 1984 a 2010.
Portanto, as imagens do nosso planeta realizadas no espaço têm uma enorme quantidade de informação que, extraídas e analisadas corretamente, podem detectar incêndios, mudança no clima e desastres naturais que, de outra forma, poderiam ser descobertas muito tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário