quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Notícias da COP16

Foi informado nesta tarde pelo secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), nesta 5ª  Conferência do Clima (COP16), em Cancún, no MéxicoQue o ano de 2010 está entre os 3 anos mais quentes da história. "Janeiro começou com grande influência do El Niño e chega a dezembro com ação de La Niña, assim como foi em 2005".
Como o fenômeno conhecido como La Niña esfria a atmosfera, podemos ficar com um número um pouco abaixo dos picos anteriores.
As altas temperaturas foram sentidas principalmente na África, em partes da Ásia e em algumas áreas do Ártico - cuja calota atingiu o 3º menor tamanho já registrado.
A grande onda de calor na Rússia foi responsável também pelas enchentes que mataram mais de mil pessoas no Paquistão. A seca na Amazônia também foi apontada pelo secretário como uma consequência do aquecimento este ano. Ainda sobre influência das condições climáticas anormais, a Europa apresentou um dos invernos mais frios da história. O conjunto da década é que pode dar noção mais real do aquecimento global.
"A mensagem que passamos para a Conferência é mostrar onde estamos agora. Estes são os fatos. E se nada for feito, vamos ter um aumento destas temperaturas, como já é possível registrar ao longo das décadas", conclui.
E tem gente dizendo que a Conferência "não vai dar em nada..."
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário