sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nave Espacial robótica retorna à Terra

O ônibus espacial teleguiado da Força Aérea dos Estados Unidos, o X-37B, retornou de uma missão espacial secreta de sete meses, informaram as autoridades.
O veículo alado, cujo design lembra uma versão em miniatura dos ônibus espaciais tripulados da Nasa, pousou na Base Aérea Vandenberg, na costa da Californiana, afirmou o porta-voz da base.
O X-37B havia sido lançado por um foguete Atlas5, de cabo Canaveral, em 22 de abril, com uma missão estimada para durar, no máximo 270 dias.
Também conhecido como Veículo Orbital de Testes, o robô espacial, era originalmente um programa da Nasa, antes de ser encampado pelos militares. Eles não disseram se o veículo carregava alguma coisa em seu compartimento de carga, mas insistem que o objetivo principal do voo foi avaliar o funcionamento da nave em si.
Autoridades divulgaram ao público apenas uma descrição geral dos objetivos da missão: testar controle, navegação e orientação, proteção térmica e operação autônoma no espaço, reentrada e pouso.
Mas o destino final da tecnologia X-37B e detalhes sobre a nave permanecem obscuros.
Pode ser realmente só isso... Acontece que depois do surgimento da Internet, tudo que é mantido em sigilo, gera muitas expectativas e até "fantasias"...
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário