quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Instituto de Nova York exibe lições de matemática sumeriana

Em exibição a primeira mídia de gravação - a tabuleta de argila cuneiforme da antiga Mesopotâmia!
Treze das tabuletas estão em exibição no Instituto para o Estudo do Mundo Antigo, que faz parte da Universidade de Nova York.
Muitos são exercícios de alunos que estavam em processo de aprendizagem para serem escribas. Eles dominavam a matemática com base em textos escritos em sumeriano, uma língua que mesmo naquela época já estava morta havia muito tempo. Já os alunos falavam acadiano, uma língua semita que não tem relação com o sumeriano. Ambas tinham escrita cuneiforme, feita por objetos em formato de cunha.
A matemática suméria era um sistema sexagesimal, ou seja, se baseava no número 60. O sistema é considerado "impressionante por sua originalidade e simplicidade", diz um matemático da Saint Lawrence Universidade (EUA).
O notável conhecimento matemático dos babilônios foi revelado pelo matemático austríaco Otto E. Neugebauer, que morreu em 1990. desde então, estudiosos se dedicam à tarefa de entender como o conhecimento era usado.
Os itens da exposição incluem duas tabuletas famosas, conhecidas como YBC 7289 e Plimpton 322, que desempenharam um papel central na reconstrução da matemática babilônica.
Outras tabuletas trazem listas de problemas práticos, como calcular a largura de um canal, de acordo com informações sobre suas outras dimensões, o custo de escavá-lo e a remuneração diária de um trabalhador.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário