segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

História da África, enfim na íntegra

Uma versão traduzida de uma das mais importantes obras sobre a história do "continente negro" foi lançada em Brasília na última quinta-feira: a edição em português da coleção História Geral da África, obra produzida a pedido da Unesco e publicada no país.
Principal obra de referência sobre o assunto, a coleção completa, com 8 volumes e quase 10 mil páginas, foi lançada originalmente em 1981. Os títulos foram escritos ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores, dois terços deles africanos, e é o mais completo estudo sobre o passado do continente.
A série já foi traduzida para o inglês, francês, árabe e espanhol. Uma versão digitalizada estará disponível em breve na internet.
A Lei 10.639, que tornou o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana obrigatória nas escolas, foi sancionada em 2003.
Para que esses conteúdos cheguem às sala de aula, a Unesco, em conjunto com algumas universidades brasileiras, também está produzindo materiais pedagógicos de caráter interdiciplinar, para a formação de professores. O próximo passo será fazer o mesmo nas escolas de países africanos de língua portuguesa.
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário