sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Exército britânico lança cueca blindada para soldados

Um novo dispositivo tecnológico será enviado para os soldados britânicos na província de Helmand, no Afeganistão. É uma espécie de "cueca blindada" para protegê-los de ferimentos na área pélvica, causados pelas bombas do Taleban nas estradas.
As cuecas, lembram shorts de ciclismo. Elas são feitas com um metal balístico especial produzido a partir de seda e tecidos sintéticos.
O material faz com que a peça de roupa permaneça leve, mas possa parar ou diminuir os efeitos dos estilhaços que atingem o soldado após uma explosão.
Muitos soldados na região foram feridos em explosões nas estradas afegãs por causa do uso de bombas acionadas pelo peso da pessoa ou do veículo que passa sobre elas.
Por causa desse mecanismo, a maior parte da força destrutiva das explosões é direcionada para cima, e atinge a pélvis e o topo das pernas dos soldados.
Os soldados britânicos já usam escudos de proteção sobre o coração, pulmões, fígado e rins, além de um capacete à prova de explosões.
No entanto, artérias importantes pela área da pélvis , até então, estavam desprotegidas.
Louvável a preocupação dos governantes com os soldados - é o mínimo que se espera -, mas o ideal era "não mandá-los à guerra"!!!
Fonte: Folha.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário