quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Em busca dos segredos de Vênus

A sonda japonesa Akatsuki (Aurora) chegou ontem a Vênus e se preparava para entrar em órbita do planeta, em uma missão de dois anos que pode resolver uma série de mistérios sobre seu clima. A sonda, lançada em 20 de maio, está equipada com câmeras infravermelhas, capazes de ver sob a espessa camada de nuvens sulfúricas e observar a superfície de Vênus, normalmente imersa na escuridão.
Assim, entre outros objetivos, deve examinar a possível atividade vulcânica no planeta, que é similar à Terra em tamanho e massa, mas tem uma temperatura de mais de 400ºC.
A entrada em órbita é uma operação crucial para o êxito da missão japonesa, que deve estudar durante dois anos o clima e os fenômenos atmosféricos.
A Akatsuki percorreu 520 milhões de km desde seu lançamento. Depois de entrar em órbita, ela ajustará sua posição e dará uma volta completa em Vênus em 30 hs, a uma altitude que irá variar entre 550 mil e 80 mil km sobre a superfície do planeta considerado o planeta gêmeo da Terra (pelo tamanho e massa).
Na ilustração a sonda em órbita da "estrela da manhã", como também é denominado o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário