sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cientistas querem prorrogar simulações no LHC

Depois da informação de que teria uma parada em dezembro -, até início de 2011 -, para manutenção do aparelho, cientistas anunciaram hoje, que as informações sobre os estágios iniciais do Universo estão se acumulando tão depressa que os físicos podem prorrogar a atual fase de experimentos do Grande Colisor de Hádrons (LHC) até o fim de 2012, anunciou  o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern).
A prorrogação, que será definida em janeiro, pode levar a uma antecipação na descoberta do misterioso Bóson de Higgs, a partícula que teria dado massa a todas as demais, na origem do cosmo.
"Há uma grande janela para novas descobertas abrindo-se, e queremos garantir que o impulso desses últimos meses se mantenha", disse o diretor-geral do Cern.
Pela primeira vez a atividade dos dois tipos de partículas do plasma foi rastreada em detalhe, e um fenômeno chamado "abafamento de jato" foi observado, dando pistas sobre a evolução da matéria.
Os resultados foram obtidos poucos dias do início das colisões de íons de chumbo no LHC, produzindo, por instantes e em espaços minúsculos, temperaturas 500.000 vezes maiores que a do núcleo do Sol.
Esses "mini Big Bangs" foram ainda mais intensos que as colisões de núcleos de hidrogênio realizados nos primeiros sete meses de operação do LHC.
Com o hidrogênio, os cientistas do Cern confirmaram a validade do chamado Modelo Padrão, o conjunto de teorias que reúne tudo o que se sabe a respeito das partículas fundamentais e das forças que atuam entre elas.
Fonte: Estadão.com 

Um comentário:

  1. O que estes cientistas obsecados em seus propósitos de demonstrar suas brilhantes teorias estão fazendo é na verdade um ensaio destrutivo na testura do universo. Estão colocando em risco a vida de todos nós para demonsrar seu conhecimento e inteligência.
    O que me deixa perplexo é que nenhum governante de nenhuma nação se manifestou pedindo que se ponha um limite a estas experiencis loucas que se deixadadas nas mãos da comunidade de cientistas, cada vez aumentando mais a energia de colizão vai levar certamente a uma catástrofe sem precedentes. Que se manifestem os ambientalistas , os juizes, os lideres políticos e se ouça tambem em um plebiscito mundial a voz do povo: Você acha que vale a pena correr o risco de destruir a vida , a humanidade e o nosso maravilhoso planeta para satisfazer o ego dos cientistas?
    Please Stop LHC before LHC destroy EARTH.

    ResponderExcluir