domingo, 14 de novembro de 2010

Uma adega nas profundezas do mar

Um mistério etílico repousa no fundo do mar. Mergulhadores identificaram, na costa de Aland, província autônoma da Finlândia, no mar Báltico, um naufrágio que guarda um verdadeiro tesouro: dezenas de garrafas de cerveja e champanhe que estão entre as mais antigas do mundo. E o melhor: as  bebidas ainda estão próprias para o consumo. Os especialistas creditam isso ao ambiente escuro, a pressão da água e à temperatura constante de 5ºC do mar Báltico. Uma verdadeira adega!!!!
Ainda estão sendo feitos estudos para tentar identificar a origem do navio e a data exata do naufrágio, mas entre as hipóteses está a de que o carregamento teria partido da corte do rei Luís XVI da França (1754 - 1793), endereçada à czarina russa Catarina, a Grande (1729 - 1796).
Seja como for, os pesquisadores comemoram, porque estão, provavelmente, diante de algumas das champanhes e cervejas mais antigas do mundo.
Depois das primeiras análises, constatou-se que a champanhe foi produzida pela casa Juglar, extinta por volta de 1820. Quanto à cerveja, ainda não se sabe a origem, mas a mais antiga de que se tem notícia até agora, data de 1869.
Que desperdício!!!
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário