segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Superacelerador de partículas recria mini-Big Bangs

O Superacelerador de partículas - Grande Colisor de Hádrons (LHC) - ,localizado na fronteira entre França e Suiça voltou a  ser notícia neste domingo !!! conseguiu recriar com sucesso "mini-Big Bangs", provocando a colisão de íons em vez de prótons.
Os cientistas que trabalham na máquina conseguiram alcançar as inéditas condições para a experiência . Foram recriadas temperaturas um milhão de vezes mais elevadas que aquelas registradas no centro do Sol e atingiu dez trilhões de graus Celsius, sendo a temperatura mais elevada já atingida em experiências feitas pelo homem. Antes os cientistas só conseguiam colidir prótons.
Eles acreditam que estudando as partículas resultantes dessas colisões será possível entender, entre diversas outras coisas, como a matéria se formou no Universo.
Durante quatro semanas, os cientistas do LHC vão se concentrar em analisar os dados obtidos pela colisão de íons de chumbo. Dessa maneira, eles esperam aprender mais sobre o plasma que deu origem ao Universo, um milionésimo de segundos após o Big Bang, há 13,7 bilhões de anos.
Eles afirmam que o processo foi feito com total segurança em um ambiente controlado, gerando bolas de fogo incrivelmente quentes e densas, com temperaturas acima de 10 trilhões de graus Celsius, um milhão de vezes mais quente que o centro da Terra. Nessas temperaturas, até mesmo prótons e nêutrons derretem, resultando em uma densa sopa de (partículas) quarks e glúons, conhecida como plasma quark-íon, explicaram.
Os cientistas também esperam que o LHC lance luz sobre os grandes mistérios do universo, e uma delas é encontrar evidências relacionadas à matéria escura, ou invisível, que seria responsável por cerca de 25% da massa do universo. Apenas 5% reflete luz. A existência de energia escura, representa os 70% restantes
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário