domingo, 7 de novembro de 2010

PERU apela para reaver relíquias de "Machu Picchu"

Na última quarta-feira (3), a campanha pelo retorno de milhares de relíquias incas, à cidade de Machu Picchu, ganhou o reforço do presidente do Peru, Alan Garcia. Foi publicado no jornal El Peruano um texto em que ele pede ajuda ao presidente americano, Barack Obama para repatriar um acervo de peças incas que atualmente encontra-se em posse da Universidade de Yale, nos EUA.
A instituição de ensino possui milhares de objetos retirados da cidade inca, como cerâmicas e até mesmo múmias. Essa coleção foi levada aos EUA nas primeiras décadas do século XX pelo arqueólogo americano Hiram Bingham, pioneiro na exploração do sítio arqueológico descoberto em 1911.
O pedido do líder do país andino por uma intervenção do presidente americano tem a ver com a proximidade das comemorações do "Centenário da descoberta de Machu Picchu", que será realizado em julho do ano que vem. O governo do Peru espera celebrar a data com essas relíquias já de volta à sua terra de origem.
De acordo com o texto do governo peruano, a Universidade de Yale se recusa a devolver os objetos e mais recentemente a instituição entrou com uma ação na justiça para barrar a tentativa de repatriação do acervo.
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário