segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Obras desconhecidas de Picasso são descobertas na França

Uma coleção com 271 obras do pintor espanhol Pablo Picasso, até então desconhecidas, foram descobertas quando um eletrecista francês aposentado tentou obter os certificados de autenticidade dos herdeiros do artista, segundo revelou nesta segunda-feira o jornal "Libération".
As obras são do início do século passado e estão estimadas em cerca de 60 milhões de euros (R$ 137 milhões), acrescenta o jornal.
Entre as obras descobertas estão algumas pouco comuns, como "collages cubistas" pintadas no início dos anos 1920, um período no qual muitas das obras do artista acabaram se perdendo.
Há também uma aquarela da fase azul, estudos pintados sobre tela e cerca de 200 desenhos.
Ainda, segundo o jornal, Pierre Le Guenec - o eletrecista que tinha a posse das obras - disse ter trabalhado para Picasso nas diferentes residências que o pintor teve em Côte d'Azur, e afirmou que foi o artista que lhe deu as obras de presente!!!
Em janeiro ele enviou fotos dos quadros para Claude Picasso, filho do pintor e encarregado de administrar sua obra, para que fossem autenticadas. Diante da recusa do herdeiro de dar seu aval sem ver os originais, ele as levou até a presença de Claude.
Após constatar que não se tratava de falsificações, o herdeiro apresentou denúncia à brigada especializada em obras de arte para evitar a perda da coleção. Os agentes agiram com rapidez, confiscaram as obras, que agora, estão guardadas nos arredores de Paris.
Na foto, uma das obras encontradas "Nature Morte Verre" (natureza morta com vidro)
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário