sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Fim misterioso da "Nona Legião Romana"

Estreia em breve o filme "Centurião" - épico que narra o intrigante desaparecimento da mais célebre unidade de soldados de Roma.
A Nona Legião foi uma das unidades mais temidas do exército romano até desaparecer misteriosamente no século II. Reza a lenda que ela teria sido enviada para lutar contra os pictos, uma tribo guerreira da região da Caledônia (atual Escócia), e nunca mais voltou, mas não há registros do que ocorreu com a unidade. Esse enigma, que já rendeu livros e filmes, é o tema de "Centurião", grande produção britânica  já  chegando aos cinemas brasileiros.
O filme se passa no ano 117, época em que o Império Romano atingia o auge de sua expansão. Controla do Egito à Espanha, do leste até o Mar Negro. Ao norte, porém, o avanço estava comprometido, barrado pela temível tribo dos pictos. Para vencer tal obstáculo, o governador romano Agrícola - da Bretanha, acionou a mítica "Nona Legião", a "Legio IX Hispana", com a missão de dizimar os pictos e eliminar seu líder, Gorlacon.
Guerreiros selvagens, tidos pelos romanos como bárbaros, esses nativos das ilhas britânicas são considerados um dos últimos povos celtas, que se fixaram nas Terras Altas da Escócia.
O filme conta a história do centurião Quintus Dias, sobrevivente de um ataque picto, que se junta à Nona Legião, comandada pelo general Titus Virilus, e participa da última missão da célebre unidade.
"Centurião" foi escrito e dirigido por Neil Marshall, cineasta que é considerado um dos mais importantes do atual cinema britânico.
Fonte: História Viva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário