segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Não foi na África?

Fósseis de macacos achados no deserto de Saara sugerem que a linhagem humana surgiu na Ásia!
A história evolutiva da linhagem que desembocou no ser humano há 250 mil anos é cheia de lacunas. Três são os principais pontos de interrogação. Quando surgiram os primeiros primatas, os ancestrais de macacos e lêmures? Quando evoluíram os antropoides, os ancestrais do grupo que inclui chipanzés, gorilas e o Homo sapiens? E, quem foi e quando viveu o "elo perdido",  o ancestral comum de homens e chimpanzés? 
Um estudo publicado na semana passada na revista Nature levanta a possibilidade de o ancestral dos antropoides ter raízes na Ásia. Pensava-se que o ancestral de chimpanzés, gorilas e humanos tivesse evoluído na África há 40 milhões de anos.
A hipótese da origem asiática se deve à descoberta, por uma equipe internacional de antropólogos, dos fósseis de quatro espécies de antropoides, batizadas de Afrotarsius, Karanisia, Biretia e Talahpithecus. Seus fósseis foram achados em DurAt-Talah, uma região de escarpas desoladas no meio do deserto da Líbia. Os macacos viveram há 39 milhões de anos, quando a África era um continente-ilha e o Deserto de Saara era uma floresta tropical.
O ancestral comum aos antropoides deve ter habitado um local  entre a Europa do Plesiadapis de 60 milhões de anos e a África do Saara luxuriante de 40 milhões de anos. A direção a olhar é a Ásia. "Se nossas ideias estão corretas, a colonização da África pelos antropoides foi um evento essencial - um dos pontos-chave em nossa história evolutiva", diz o líder da pesquisa, antropólogo americano Chris Beard, do Museu Carnegie de História Natural, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Não bastasse uma profusão de elos perdidos para explicar a evolução humana -, acaba de surgir mais um -, o asiático Agora só falta encontrá-lo!
Fonte: R. Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário