sexta-feira, 26 de novembro de 2010

LHC produz novas informações sobre a matéria na origem do Universo

Os experimentos do acelerador de partículas LHC, do Centro Europeu de pesquisa Nuclear (Cern), já descobriram novas informações sobre o tipo de matéria presente logo após a origem do Universo.
"Menos de três semanas após ter iniciado os experimentos que estudam as colisões de íons de chumbo no Grande Colisor de Hádrons, já foram registrados novos "descobrimentos", destacou o Cern nesta sexta-feira.
O resultado prévio aponta novos detalhes sobre como seria a matéria nos momentos após a origem do Universo.
A compilação de informações obtidas a partir das colisões de íons de chumbo continuará até início de dezembro, momento em que o acelerador realizará uma pausa técnica para manutenção, retornando para retomar o experimento em fevereiro de 2011.
Um dos principais objetivos das colisões de íons de chumbo é criar a matéria da forma como deveria existir no nascimento do Universo. Naquela época, a matéria não se encontrava organizada em núcleos e átomos como hoje. Em vez disso, as partículas eram livres, no que os pesquisadores chamam de quarks e glúons.
Quando os íons colidem no LHC, eles concentram energia suficiente, num espaço suficientemente pequeno, para produzir pequenas gotas desse plasma.
Na imagem acima, Gráfico de colisões no experimento do Atlas do LHC
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário