terça-feira, 2 de novembro de 2010

Espanha inaugura 1ºlaboratório de órgãos bioartificiais com células-tronco

A Espanha, líder nos transplantes de órgãos humanos, inaugurou nesta terça-feira em Madri um laboratório pioneiro na criação de órgãos bioartificiais com células-tronco. "Trata-se do 1ºlaboratório do mundo destinado a produzir órgãos bioartificiais com células-tronco adultas para transplante", assegurou a Ministra da Ciência e Inovação.
O objetivo deste laboratório é criar um banco de matrizes, que podem ser conservadas durante meses e com os quais serão construídos novos órgãos à medida da necessidade dos pacientes.
A criação de órgãos artificiais é uma terceira via que se acrescenta ao transplante de órgãos humanos e o implante de órgãos artificiais. O transplante deste tipo de órgãos, que poderá acontecer entre 5 e 10 anos, acabaria com dois problemas. Um deles é a falta de doadores ou de órgãos idôneos para o transplante e o outro é a rejeição do órgão transplantado.
A Espanha é líder mundial na doação de órgãos para transplante desde 1991 e tem o melhor modelo de transplante do mundo. Além disso, a Espanha faz parte do "G-4" da medicina degenerativa, junto com os EUA, Canadá e Reino Unido.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário