quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cientistas projetam papel-eletrônico (e-paper) feito de papel

O e-paper é um material que usa a técnica de "electrowetling" (sem tradução em português) que consiste em aplicar um campo elétrico em gotículas coloridas em um vidro, de modo a simular a sensação visual de letras (e fotos, etc) impressas em papel.
O problema com o e-paper, como toda tecnologia atual, é que ele não é lá tão fácil de reciclar além de ser apresentado em um meio sólido que - ainda - não pode ser dobrado e guardado com facilidade. Isso pelo menos até hoje...
Estudiosos da Universidade  de Cincinnati demonstraram como a técnica do "electrowetling" pode funcionar  também em papel de verdade - desde - que esse papel siga algumas técnicas de fabricação específicas.
Essa tecnologia abre possibilidade para que se tenha um leitor eletrônico no mesmo formato - e textura e mobilidade - que uma folha de papel normal, que poderá ser dobrado e guardado no bolso, depois usado para ler o jornal, além de baixar livros e ver vídeos. Tudo em uma única folha!!!
A outra vantagem do papel-eletrônico de papel é, claro, ambiental. Após algumas semanas de uso, uma folha de papel irá parecer naturalmente desgastada. Como se trata de papel de verdade, poderemos colocar na lixeira de coleta seletiva, como se faz com qualquer outro papel. Sem contar, com a redução enorme no uso de papel quando toda essa tecnologia atingir todo seu potencial econômico.
É uma boa notícia, mesmo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário