quarta-feira, 10 de novembro de 2010

China realiza manobra para testar atracagem no espaço

A China realizou uma manobra complexa e incomum no espaço, fazendo com que dois satélites se aproximassem até chegar a 300 m um do outro em órbita da Terra, dizem especialistas.
Alguns analistas, no entanto, interpretaram a manobra como um mau sinal, indicando que a China tem a capacidade de realizar ataques contra satélites ou atos de espionagem no espaço. Outros afirmam que pode ser simples teste para a futura atracagem de naves em órbita, num prelúdio para a construção da futura estação espacial chinesa.
O governo chinês não está dando explicações para o feito, realizado em agosto, mas ele ocorre no momento em que o país expande seu programa espacial, com planos que incluem a construção de uma estação espacial e missões à Lua.
O encontro de satélites marca um avanço importante das habilidades espaciais chinesas, disse um especialista da Secure World Foundation, um centro de estudos que focaliza o uso do espaço.
Manobrar um veículo orbital não tripulado a partir de uma sala de controle na Terra é extremamente difícil, por causa da distância e porque os dados sobre a posição do veículo pode ter erros de centenas de metros, disse ele.
Para a Union of  concerned Scientists, o feito representa uma "perícia de ponta" e que é uma conquista importante para a China.
Espera-se que a potência asiática lance o primeiro módulo de sua estação espacial no ano que vem, seguido por uma nave tripulada para ligar-se a ele.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário