sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Avião de papel lançado ao espaço, tira fotos da Terra

Uma equipe de amadores britânicos lançou ao espaço um avião feito de palha e coberto com papel tirou fotos da terra. este inusitado "programa" foi realizado pelos editores do site de Ciência e Tecnologia "The Register". Eles disseram que estavam "procurando algo divertido para fazer" e se disseram impressionados com a facilidade de  realizar o projeto.
Batizado de Vulture 1 (urubu 1), o planador foi colado a um balão de gás hélio, que explodiu a mais de 27 mil metros da superfície e deixou cair o protótipo da aeronave. Na descida que durou 90 minutos, câmeras inseridas dentro do aparelho registraram imagens como a da curvatura da Terra.
O projeto custou cerca de 8 mil libras (R$ 21mil) e demorou um ano para ser aprimorado.
Para localizar o aparelho depois do lançamento, os pesquisadores contaram com aparelhos de rastreamento produzidos com ajuda da companhia de tecnologia em defesa Qinetiq.
O planador de pouco mais de um metro de diâmetro foi lançado a cerca de 150 km de Madri, na Espanha, e pousou a pouco mais de trinta quilômetros de distância do local de onde saiu.
"Ele caiu em uma parte relativamente remota da Espanha, e por pouco não atinge um reservatório de água e uma área de leões dentro de um parque de safáris". Então, tivemos sorte, disseram - Steve Daniels e John Oates, idealizadores do projeto.
Eis que então, encontraram algo divertido para fazer...
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário