segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Alquimista

A argentina Inès Berton, é uma das teablenders mais reconhecida do planeta. Ela se define como "buscadora de té"!
Há quase duas décadas, ela se dedica exclusivamente a escolher o que há de melhor entre folhas de chás - chá verde, preto, branco ou vermelho e a garimpar ingredientes como frutas cítricas e flores em plantações de diversos países. O chá feito especialmente para o Dalai Lama, por exemplo, que ela batizou de jasmine Pearls foi desenvolvido para a visita do monge budista a Nova York, sob encomenda da Tibet House. Ao falar sobre ele, ela relata que "foram cinco pérolas feitas com chá verde e flores de jasmim enroladas à mão, uma a uma, em uma xícara de água quente. Em 8 minutos, as bolinhas começam a florescer, a água se colore, ganha cheiro e sabor". 
Inès nasceu com o olfato apurado. Sofria na infância com crises de enxaqueca. Depois de muitos anos e alguns exames, ela descobriu que a causa  de seu "problema" era ter um olfato absoluto, ou seja, hipersensível. "Naquela época aprendi a distinguir os odores, a respirar corretamente e a trabalhar meu olfato como um valor agregado e não como um defeito", conta.
Estudou para ser perfumista, mas a enxaqueca continuou (os odores eram muito fortes para seu olfato sensível). Aos 21 anos -,  durante 8 anos -, trabalhou com uma teablender japonesa, na época a principal criadora de chás,  que lhe ensinou o significado desse ritual milenar e a estimular sua memória olfativa, que a exaqueca sumiu, e a partir daí, passou a criar para as mais importantes marcas do mundo, viajando por vários países em busca por excelência.
Hoje, a argentina é uma das 11 maiores   "narizes" especialistas que criam chás, assim como os grandes estilistas de moda. Em geral, as pessoas distinguem entre os aromas cítricos, especiado e floral. Já esses "narizes absolutos" vão além e escolhem, por exemplo, se seus chás levarão rosas amarelas iranianas, equatorianas ou que crescem no jardim.
Inès desenvolve blends para hotéis e restaurantes pelo mundo. Entre seus clientes, estão os reis da Espanha, Lenny Kravitz, Sofia Copolla e Uma Thurman. O escritor José Saramago era fã de seus chás.
Com uma equipe formada por especialistas que se dividem em vários países, a teablender compra as melhores folhas de chás colhidas à mão em plantações da Índia, do Himalaia, da China, do japão, do Siri Lanka - todas certificadas para que não haja práticas ilegais como, por exemplo, trabalho infantil ou escravo.
Para se ter uma ideia, de toda planta base dos chás, a Camellia Sinensis, são usadas apenas as duas folhas mais nobres. Para cada meio quilo, vão aproximadamente duas mil e setecentas folhas. Ou seja, o trabalho de Inès é selecionar o que há de melhor em cada colheita. E isso acontece com todos os demais ingredientes dos blends - frutas cítricas do Mediterrâneo, frutas vermelhas da Patagônia, especiarias da Birmânia.
É realmente uma alquimia!!!
Fonte: Vida Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário