domingo, 28 de novembro de 2010

16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática

O México receberá nesta segunda-feira no balneário de Cancún, estendendo-se até 10 de dezembro - a 16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP16) -, que pretende alcançar medidas para lutar contra o aquecimento global do planeta após o fracasso do encontro anterior em Copenhague, no ano passado.
Naquela ocasião não foi possível conquistar apoio vinculativo sobre emissões de gases de efeito estufa (GEI), e agora os negociadores, também não acreditam que possam chegar a um consenso em Cancún.
Por isso há poucas expectativas para poder fixar um segundo período de compromissos do Protocolo de Kioto, único acordo vinculativo até o momento sobre a redução de emissões, que vence em 2012.
Um dos temas no qual há mais consenso é o de implementar mecanismos para reduzir o desmatamento e a degradação de florestas que calculam respondem por 20% das emissões, que vence em 2012.
A cúpula tem a previsão de 25 mil participantes entre delegados de 194 países. A ministra de Relações Exteriores do México presidirá os trabalhos à qual assistirão organizações civis e sociais, funcionários da ONU e 2 mil jornalistas.
O governo mexicano também promoverá entre os dias 5 e 8 de dezembro o Fórum Green Solutions, onde diretores de empresas e altos funcionários públicos debaterão sobre os avanços em tecnologias limpas e iniciativas de negócios, investimentos e comércios que ajudem a mitigar a mudança climática. 
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário