sábado, 30 de outubro de 2010

Um Fórum contra a corrupção

O Brasil será sede, pela primeira vez, da conferência dos estados-membros do Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção (Mesicic) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Trata-se de um encontro em que se poderá debater os males advindos da malversação de recursos públicos e de suas consequências danosas em relação às populações do continente americano.
Esta será a terceira edição do evento e terá a organização da Controladoria-Geral da União (CGU), que tem a função de atuar no combate à corrupção no âmbito do poder Executivo. As duas edições anteriores foram realizadas nos Estados Unidos e é relevante que o país tenha sido escolhido como anfitrião na primeira vez em que ela ocorre em outra nação. A atividade será realizada em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro. ( Está bem localizada pois é lá onde tudo começa...).
Na pauta dos representantes dos países participantes está a questão de como a sociedade civil deverá envolver-se no processo de enfrentamento à corrupção e, também, formas de aprimorar o controle da aplicação de recursos, tanto no setor público como no privado. Terão assento na reunião autoridades de 28 países da América que ratificaram a Convenção Interamericana contra a Corrupção.
A corrupção é o maior entrave para que as comunidades de cada país possam ter serviços básicos de qualidade, como educação, saúde, saneamento e segurança pública.
Outra Conferência (Com nome bem pomposo, inclusive) que vai para  lugar nenhum... A sociedade sabe muito bem de todos os males advindos da corrupção. Mas o setor público - a classe política - que deveria servir de exemplo ao cidadão, dá a impressão de que está no poder só para receber benesses, tirar vantagens...A corrupção está se tornando um problema muito sério no Brasil, e a sociedade está pagando a conta, sem sequer se dar conta disso... !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário