terça-feira, 19 de outubro de 2010

Textos Bíblicos do Mar Morto serão publicados na Internet

O Departamento Israelense de Antiguidades e o Google anunciaram nesta terça-feira o lançamento de um projeto para divulgar na internet, os manuscritos do Mar Morto, que contém alguns dos mais antigos textos bíblicos.
Este plano tem por objetivo disponibilizar gratuitamente esses documentos, que possuem cerca de 2000 anos. "É a descoberta mais importante do século 20 e vamos compartilhá-la com a tecnologia mais avançada do século 21", afirmou o responsável pelo projeto, em Jerusalém.
A administração israelense captará imagens em alta definição utilizando uma tecnologia multiespectral desenvolvida pela Nasa, a agência espacial americana. As imagens serão, posteriormente, publicadas na internet pelo Google em uma base de dados e traduções dos textos colocados à disposição.
Acredita-se que os 900 manuscritos encontrados entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumran, no Mar Morto, constituem uma das descobertas arqueológicas mais importantes de todos os tempos. No material encontrado, há pergaminhos e papiros com textos religiosos em hebraico, aramaico e grego, assim como o Antigo Testamento mais velho que se conhece.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário