sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Prêmio Nobel da Paz

O ganhador do Prêmio Nobel da Paz - 2010, foi o dissidente chinês Liu Xiaobo, que não sabe que recebeu a homenagem porque está incomunicável na prisão de Jinzhou, a 480 km ao noroeste de Pequim, onde cumpre  pena de 11 anos imposta por suas atividades em defesa da democracia no país.
Para seus dois advogados, a decisão do instituto norueguês é um "reconhecimento do trabalho de Liu Xiaobo, pela democracia e a aplicação da lei na China. A decisão anima a todos os que estão nesta mesma luta". Para eles, a homenagem pode ajudar o dissidente a ser libertado da prisão.
No entanto, eles dizem duvidar que o ativista possa sair da China para receber o prêmio, que inclui 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhões) e que será entregue em dezembro.
Ativista desde 1989, quando aderiu aos protestos pró-democracia reprimidos na Praça da Paz Celestial, há dois anos, ele foi um dos organizadores do manifesto chamado Carta 08, em que intelectuais e ativistas pediam reformas abrangentes na China, inspirando-se na Carta 77, um marco do movimento pró-democrático na Tchecoslováquia na década de 70. Esta publicação levou Liu para a prisão.
O governo chinês reagiu imediatamente à decisão, qualificando como "blasfêmia" que vai contra os princípios do próprio comitê ao premiar "um criminoso". Está aberta a polêmica!
Fonte: Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário