terça-feira, 5 de outubro de 2010

Oásis - O Lago da Lua Crescente

Um Oásis famoso - O Lago da Lua Crescente - na China, em pleno deserto de Gobi, visitado anualmente por um milhão de turistas, está secando ano após ano, causando alarme entre os especialistas e mostrando a urgência das negociações sobre alterações climáticas, que está sendo realizada nesta semana em Tianjin.
O oásis, com sua forma quase perfeita de uma "lua crescente" e localizado na orla do deserto, é uma das grandes atrações turísticas de Dunhuang, uma cidade chinesa integrante da "Rota da Seda". Suas águas retrocederam três metros nos últimos 60 anos, e ainda secaram completamente durante três anos.
O oásis era abastecido por águas de rios próximos, nas geleiras da área próxima do planalto tibetano, mas o primeiro desses fluxos secou há décadas, enquanto o segundo não é suficiente para garantir a continuidade do rio. O deserto avança de 3 a 4 metros por ano na área, sendo uma grande ameaça ecológica para Dunhuang, disse o diretor do Departamento Florestal da cidade.
A Conferência de Tianjin é a primeira negociação sobre mudança climática que a China sedia nos 20 anos de diálogo. Com essa conferência, Pequim tentará mostrar a comunidade internacional o seu comprometimento com esta questão, apesar de ser o maior emissor de dióxido de carbono e se opor à entrada das nações emergentes e países em desenvolvimento em um acordo vinculativo, para reduzir as emissões.
O lago é uma obra de arte no deserto!!!
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário