sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Esconderijo dos reis de Teotihuacán

Um esconderijo de quase 2 mil anos foi encontrado por arqueólogos em Teotihuacán, uma das mais importantes cidades pré-hispânicas do centro do México. Sob a pirâmide de Quetzalcoatl escondia-se um complexo de túneis e galerias, segundo especialistas do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país, pode conter restos mortais de governantes.
A entrada do túnel está a 14m da superfície e dá para um corredor de 100m de comprimento, que avançava sob a pirâmide do Templo da Serpente Emplumada e terminava em uma série de câmaras subterrâneas escavadas na pedra. Os arqueólogos avaliam que o túnel deve ter sido fechado pelos próprios habitantes de Teotihuacán, entre o ano 200 ou 500, provavelmente depois de depositar algo - precioso - em seu interior. Embora não tenha sido possível determinar a época exata da construção do túnel, sabe-se que é anterior à pirâmide e deve datar, portanto, de cerca de 100 a.C.
O Templo da Serpente Emplumada é o mais importante da Cidadela de Teotihuacán e é dedicado a uma das principais divindades astecas.
O coordenador das escavações na região, acredita que o túnel deve ter sido usado como local de rituais de iniciação e de posse de governantes teotihuacanos.
Fonte: R.História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário