quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Neste dia, em 1927, estreava o primeiro filme falado

Há 83 anos, o musical "O Cantor de Jazz", considerado o primeiro longa-metragem falado da história, teve sua pré-estreia em Nova York. A partir daí, os filmes "mudos" passaram a ser totalmente substituídos pelo cinema sonoro e todos os filmes comerciais passaram a ser filmados a 24 quadros por segundo.
Até então, para o "cinema mudo" eram usadas filmadoras que gravavam cerca de 18 quadros por segundo. Por isso é que os personagens antigos nos parecem tão apressadinhos quando assistimos hoje - os projetores atuais reproduzem esses filmes na velocidade padrão de 24 por segundo.
Para vê-los em ritmo normal, é preciso igualar a velocidade do projetor àquela utilizada durantes as filmagens. A diferença, no entanto, só ocorre com as películas produzidas até 1927. A partir desse ano, com o surgimento do cinema sonoro, todos os filmes comerciais passaram a ser filmados à 24 quadros por segundo. Este recurso de variação da velocidade é usado até hoje.
O filme que estreou em 06/10/1927 - lançado pela Warner Bros, foi um sucesso estrondoso e um marco histórico para o cinema!
Fonte: Superinteressante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário