quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Língua de 4000 anos volta a ser falada

Pesquisadores da Universidade de Cambridge desvendam a pronúncia do idioma falado na antiga Babilônia.
O som da língua da antiga Mesopotâmia pode ser ouvido pela primeira vez em 2000 anos. Estudiosos da Universidade de Cambridge disponibilizaram na internet gravações de leituras de poemas escritos em acadiano, idioma usado por habitantes da Babilônia e Assíria mais de um milênio antes do início da era cristã e que, segundo estimativas, desde o ano 500 a.C. deixou de ser falado.
Os documentos transcritos - em geral de tabletes de barro com inscrições em escrita cuneiforme - vão de trechos do famoso Código de Hammurabi, a hinos compostos pelo soberano Ammi - Ditana à deusa Ishtar, cultuada entre os antigos babilônios. Os textos foram encontrados ao longo de décadas em escavações no Iraque, na Síria, na Turquia e no Irã.
Os estudiosos conseguiram desvendar parte dos fonemas acadianos comparando as inscrições mesopotâmicas com alguns documentos escritos em idiomas como o grego, o aramaico ou o hebraico. As semelhanças entre certos símbolos permitiram deduzir parcialmente como esses poemas eram lidos.
Informaram que a medida em que os trabalhos dos estudiosos for avançando, novas leituras serão colocadas no site.
O endereço conta, por enquanto, com cerca de 30 leituras de poemas, todas feitas pelos próprios professores envolvidos no projeto.
Fonte: Aventuras na História

Nenhum comentário:

Postar um comentário