terça-feira, 19 de outubro de 2010

DNA de Luis XVI ???

Um grupo de cientistas do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) acredita ter recuperado o DNA de uma suposta amostra de sangue do monarca francês Luis XVI. Esse material estava conservado dentro de uma casca de abóbora que está em posse de uma família italiana há mais de um século.
Segundo o coordenador da equipe - do Instituto de Biologia Evolutiva -, foi localizado o DNA mitocondrial e o cromossomo que supostamente eram do sangue do rei francês.
A mostra analisada corresponde a de um homem europeu cujos dados genéticos procedem de linhagens difíceis de encontrar nas bases dos dados atuais. Para lembrar:
Luis XVI casou aos 16 anos com Maria Antonieta da Áustria. Quando subiu ao trono em 1774, estava com 20 anos, as finanças reais não estavam em boa situação e assim permaneceu até eclodir a Revolução Francesa, altura em que o rei foi deposto.
Não pôde nem evitar a Revolução, apoiando as reformas econômicas e sociais propostas, nem tornar-se líder popular, por não conseguir compreender as aspirações do povo.
A monarquia foi abolida em 21 de setembro de 1792. Luis XVI desmoralizado, foi acusado de traição e condenado à guilhotina em 21 de janeiro de 1793. A rainha consorte foi executada seis meses depois.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário