sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Coliseu Romano - novas áreas de visitação foram restauradas

Mais duas áreas da principal arena do Império Romano foram abertas ao público, após intenso trabalho de restauração. A que deve chamar mais atenção fica no subsolo - as masmorras subterrâneas, soterradas desde o século V - onde gladiadores, escravos e animais como tigres e leões eram enjaulados e permaneciam antes dos combates mortais. De lá eram levados à arena central por elevadores, para ficar diante das numerosas platéias romanas.
Considerado um dos grandes feitos da arquitetura antiga, o subsolo do Coliseu será aberto  a visitação pela primeira vez. O publico terá a chance de descer para o interior desses locais onde os jogos eram organizados. Antes só 35% de sua área era liberada aos turistas, disse a diretora do local.
O tour pelas "entranhas" do Coliseu começa pela Porta Libitina, também conhecida como "Portão da Morte". Através dela os corpos dos mortos em combate eram carregados para fora do anfiteatro.
Ali, não eram realizados só combates de gladiadores, lutas e execuções públicas. O anfiteatro Flaviano (nome oficial) chegou a servir de palco para reprodução de batalhas históricas, inclusive navais, graças a um engenhoso sistema de irrigação que permitia que a arena central fosse inundada e esvaziada.
Iniciada pelo imperador romano Vespasiano, a construção do Coliseu foi concluída em 81. E, durante 500 anos em que foi usado, chegou a receber públicos de até 50 mil pessoas sentadas.
A outra área liberada à visitação fica no alto das ruínas, chamada de terceira camada da construção onde ficavam os toldos que faziam sombra aos espectadores. Agora podem ser usados como mirante.
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário