quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Via Láctea pode ter bilhões de planetas habitáveis

Astrônomos descobriram um planeta de tamanho próximo da Terra orbitando dentro da chamada "Zona  habitável" de uma estrela. Trata-se do segundo planeta encontrado na zona habitável de Gliese 581. Segundo os autores, a descoberta abre possibilidades de haver dezenas de bilhões de mundos potencialmente habitáveis na galáxia.
A zona habitável é definida como a distância da estrela onde a energia que atinge o planeta é suficiente para manter a água em estado líquido, na superfície ou logo abaixo do solo.
O planeta descoberto fica bem perto de sua estrela - a distância que o separa dela é apenas 14% da que separa a Terra do Sol - , Gliese 581 é muito mais fraca que o Sol, mas tem uma zona habitável que começa e termina a uma distância muito menor de sua superfície.
Os autores da descoberta, descrita no Astrophysical Journal, especulam que o planeta pode ter uma face permanentemente voltada para sua estrela. Trata-se do mesmo fenômeno que ocorre na lua, que apresenta sempre o mesmo lado para a Terra.
A despeito disso, no ano passado a revista australiana Cosmos coletou mensagens para serem enviadas ao espaço na direção desse planeta, na esperança de que os seres vivos de lá, caso existam, sejam inteligentes e possam reconhecer o sinal da Terra.
Pode parecer pouco, mas o total de estrelas da galáxia é estimado como algo entre 200 e 400 bilhões - se 20% delas tiverem pelo menos um planeta habitável, haveria de ter 40 bilhões de mundos onde a vida poderia florescer.
Até hoje, foram descobertos cerca de 490 planetas localizados fora do Sistema Solar!!!
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário