quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Prêmio Nacional de Literatura no Chile

A escritora chilena Isabel Allende, que esteve na edição deste ano da Festa da Literatura Internacional de Parati (Flip), foi anunciada nesta quinta-feira como a vencedora do Prêmio. O ministro da Educação do Chile, destacou em seu comunicado que o júri tomou sua decisão por considerar que a autora já "foi reconhecida com múltiplas distinções e revalorizou o papel do leitor", no que pode ser lido como uma referência velada à polêmica que antecedeu o anúncio da premiação.
Nas últimas semanas, enquanto os fãs faziam campanha para ela ser a escolhida do júri, escritores chilenos desqualificaram seu trabalho como excessivamente comercial. Em visita ao Chile, a autora do best-seller "A Casa dos Espíritos" atribuiu o comentário ao machismo que prevalece no país, dizendo estranhar que até hoje só três mulheres ganharam este destaque.
Através de videoconferência a escritora agradeceu o Prêmio e enviou uma "grande saudação aos 33 mineiros chilenos que estão presos a 700m de profundidade na mina de ouro e cobre no norte do país".
Fonte: Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário