segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pistas de "pensamento humano" encontrados em cérebro de "verme"...

Biólogos descobrem que verme marinho também tem córtex cerebral. Nos humanos, o córtex cerebral, a camada mais exterior do cérebro, é tido como um dos principais responsáveis pelo pensamento criativo e analítico.
Porém, como essa parte do cérebro evoluiu sempre foi um mistério!
Agora, pesquisas relatam que algo similar a um córtex cerebral existe num verme marinho da família Nereididae, uma pequena criatura com raízes antigas que não sofreu alterações em centenas de milhões de anos. A descoberta aparece na revista "Cell".
"A topografia encontrada é tão similar que o humano e o verme devem vir de ancestral comum", disse Detlev Arendt, pesquisador do Laboratório Europeu de Biologia Molecular um dos autores do estudo.
Para conduzir esse estudo foi usado uma técnica de definição celular de perfil. Esse tipo de definição proporciona uma pegada molecular para cada célula.
Curiosamente, a pegada molecular em certas partes do cérebro do verme, conhecido como "corpora pedunculata", era muito similar ao córtex cerebral.
A "corpora pedunculata" supostamente controla os sentidos olfativos do verme, e pode ter afundado o ancestral comum entre vermes e humanos a encontrar alimento enquanto se arrastava pelo fundo do mar.
Agora que abrimos o caminho para estudar o verme, podemos tentar entender o que essa estrutura cerebral está fazendo. O que ela é capaz de fazer, e se ela foi importante na caça de presas, informaram eles.
Fonte: Isto É- online

Nenhum comentário:

Postar um comentário