sábado, 11 de setembro de 2010

O Mundo em 1808

Enquanto Napoleão guerreava e D. João fugia, a Inglaterra ampliava seus domínios: Arte e Ciência também dava grandes passos.
Américas:
EUA proíbem a importação de escravos - Entre 1769 e o dia 10 de janeiro de 1808, cerca de 500 mil negros foram levados aos Estados Unidos como escravos. A partir dessa data, não seria mais permitido desembarcar nos portos do país com a "mercadoria". Os ideais da Revolução Americana inspiraram a maioria dos estados a banir o tráfico, até 1808, exceto Carolina do Sul e Geórgia, mais dependentes da mão-de-obra escrava. A abolição da escravatura ocorreu somente em 1865, com o fim da Guerra Civil americana, que opôs os estados do sul (escravagistas) contra os do norte (abolicionistas).
Processo de Independência na América espanhola - Nas colônias da Espanha, o ano foi marcado pela atuação das juntas regionais, criadas para representar o rei. Fernando VII, que havia assumido em março, foi deposto em maio por Napoleão Bonaparte, fato que gerou uma consequente perda de controle da metrópole sobre as colônias americanas. A resistência na Espanha ao domínio francês - representada pela junta central - não tinha legitimidade na América, levando à criação das juntas regionais. A primeira delas surgiu em setembro, em Montevidéu, no Uruguai.
Ásia:
Navio Inglês invade porto de Nagasaki - No dia 14 de outubro de 1808, uma fragata britânica invade o porto de Nagasaki, no Japão. A cidade, até 1859, era a única em território japonês aberta atransações internacionais, mas apenas com a Holanda. Para entrar na baía os ingleses usaram bandeira holandesa. Fizeram reféns e depois de dois dias os invasores foram embora.
Britânicos tentam ocupar Macau - A península chinesa de Macau, que por 4 séculos esteve sob o domínio de Portugal, foi invadida pela marinha britânica, em função de sua posição estratégica nas rotas comerciais na Ásia, por isso cortejada pelas potências européias.Eles tinham tentado a ocupação em 1802 e foram derrotados. O fracasso repetiu-se em 1808.
Europa:
Rússia invade a Finlândia - Alexandre I, czar da Rússia, invade a Finlândia no fim de fevereiro. O país escandinavo foi disputado durante séculos por russos e suecos. Em 1809 a Finlândia foi anexada ao território russo. O país só ficou independente em 1917.
África:
Serra Leoa torna-se colônia britânica - Descoberta por portugueses no século 15, virou colônia britânica em 1808. Em 1787, abolicionistas ingleses instalaram um porto por lá, onde hoje é a capital, Freetow. A independência só aconteceu em 1961.
Oceania:
Rebelião do rum na Austrália - Uma insurreição militar na Austrália ocorreu como resultado das tentativas de diversos governadores de restringir os privilégios econômicos dos militares, baseados nos negócios de bebidas alcoólicas deles.
Ludwig Van Beethoven - apresenta a "Quinta Sinfonia", a qual regeu pessoalmente no dia 22 de dezembro de 1808, em Viena, na Áustria.
Goethe publica "Fausto" - Foi publicado em 1808 a primeira parte do poema Fausto.
Humphry Davy - cientista descobre cinco elementos químicos: cálcio, boro, magnésio, estrôncio e bário. Em 1807 ele já havia descoberto o sódio e o potássio.
Fonte: Aventuras na História

Nenhum comentário:

Postar um comentário